Parece que as empresas nacionais estão acordando para uma realidade já notada, há vários anos, pelas organizações globais. Todo sucesso ou fracasso de um negócio está diretamente relacionado com o desempenho de seus colaboradores, portanto, além dos resultados, é preciso ter foco nas pessoas.
A relação entre líder e liderados deve ser de extrema confiança e demonstrar, claramente, a existência de uma reciprocidade capaz de conduzir empresa e pessoas ao alcance de seus objetivos.
Cada vez mais, me convenço da relação existente entre os maus resultados (qualidade e produtividade) com a falta de uma liderança eficaz. Em mais de 20 anos de experiência e tendo prestado serviços em dezenas de empresas, dos mais variados setores, posso afirmar que todo o sucesso, ou insucesso, que presenciei sofreu fortíssima influência de seus líderes.
Será que você já ouviu frases como estas?
"Nunca ouço um elogio, apenas reclamações. Parece que tudo que eu faço não presta."
"Eu me sentiria melhor se soubesse o porquê das mudanças. Sempre que estou me acostumando com um processo, vem aquele "louco" e muda tudo."
"Cansei de dar sugestões, mas meu chefe não me dá importância. Não falo mais nada!"
"Meu chefe não me ouve."
Uma eficiente gestão administrativa, financeira e operacional é importante para o empreendedor. O investimento em tecnologia, a Internet, são opções básicas para um cliente cada vez mais exigente. Mas tudo isto, sem uma liderança eficaz, são apenas "- que pena, tinha tudo para dar certo".