Assim como nos preocupamos com o crescimento saudável dos nossos filhos através de boa educação, apoio emocional e atividades recreativas, os empresários se preocupam com suas empresas.
Fazer uma empresa crescer saudável é uma missão que requer, por parte do líder, excelente administração financeira, comercial e de desempenho das pessoas. Evidente que para ser “a melhor” é preciso ter “os melhores”. E é exatamente isto que estamos fazendo quando buscamos continuamente a excelência.
E quando não somos crianças ou empresas, o que significa crescer com saúde? A resposta é simples: - Fazer as escolhas certas!
Eu sou o responsável por administrar minhas finanças, meu desempenho e meu comercial, tanto pessoal quanto profissionalmente. Ser competitivo e estar sempre um passo a frente da concorrência é a melhor política para o sucesso.
Se pararmos para pensar na interdependência destas áreas, talvez sejamos capazes de traçar um “plano estratégico” de vida.
O que é básico?
- Empregabilidade – Ampliar, constantemente, minhas competências (conhecimento, habilidades e atitudes), agregando valor para meu cliente e para minha empresa;
- Relacionamento – Desenvolver relacionamentos saudáveis e sustentáveis em todos os papéis que exerço na sociedade;
- Saúde financeira – Ter um orçamento compatível a minha renda; ter uma folga que permita a realização de uma poupança para eventuais necessidades e garanta tranqüilidade no futuro.
Quando algo não vai bem a uma das questões acima, as outras tendem a sofrer o reflexo negativo. Vamos refletir sobre alguns eventos:
- Será que perder o emprego afeta meus relacionamentos pessoais e minha saúde financeira? Sim;
- Será que o mau relacionamento com a família (desavenças, discussões, separações) afeta minha motivação, entusiasmo, desempenho no trabalho? Sim;
- Escolher gastar mais do que ganho, ou não prever possíveis despesas extras, pode afetar minhas relações familiares ou meu desempenho no trabalho? A resposta é igualmente sim.
Fazer a escolha certa é ser capaz de avaliar a importância e a urgência em cada decisão. É escolher aquilo que trará maior e melhor resultado, considerando o curto, médio e longo prazo. Dizemos “sim e não” o tempo inteiro. O importante é avaliar o momento certo para dizê-los.
Muitas vezes, dizemos “não” para as coisas importantes e urgentes, e “sim” para as urgentes sem importância. Administrar o tempo é ter senso de urgência e importância, e fazer a coisa certa.