Nesta semana, estive com um amigo que há tempos não tomávamos um café juntos. Nosso último encontro aconteceu em um dos primeiros cursos de liderança que ministrei. Lembro que, após o curso, nos reunimos para trocar feedback. Ele me deu a dica para desenvolver um curso voltado para o “relacionamento interpessoal” que, não por acaso, foi o tema de dois treinamentos que ministrei na última semana.
Ele também me expôs, naquela ocasião, seu interesse em se tornar consultor organizacional. Disse a ele, dentre outras coisas, que seria importante muita leitura, uma boa formação acadêmica, e não perder as oportunidades de falar em público, expor idéias e compartilhar conhecimento. Depois disto, trocamos alguns e-mails e nos encontramos no lançamento do meu livro Chega de ser chefe – um caminho rumo à liderança, em setembro de 2008, onde mal pudemos conversar.
Hoje, para minha grata surpresa, este meu amigo está formado em turismo, concluiu sua primeira pós-graduação em 2008 e está decidindo qual será a próxima especialização. Está ministrando palestras em uma universidade e dando treinamentos para clientes externos e internos. Com uma comunicação madura e assertiva, demonstra autoconfiança e uma postura profissional admirável. Seu maior “problema” é escolher o melhor caminho dentre várias excelentes oportunidades que estão surgindo em sua vida.
Por que estou compartilhando isto com você? Simples:
Saber exatamente o que se quer, planejar um caminho, tendo em vista onde se quer chegar, quem pode ajudar, por que se quer chegar, em quanto tempo, tendo determinação e não desanimando diante dos obstáculos, é uma receita infalível para conquistar objetivos.
Com pesar, também conheço casos de pessoas que, há anos, reclamam da sorte, da falta de oportunidades e até mesmo do desemprego. O que será que elas estão fazendo para mudar esta situação? Estão indo além, fazendo o suficiente, pouco ou quase nada?
Busque sua motivação nos seus sonhos, objetivos, família ou naquilo que há de mais valioso em sua vida. Assuma sua condição de vencedor, pois é para isto que você nasceu – para vencer.
Seguem algumas questões para você refletir e agir:
Você está constantemente se preparando para novos desafios?
Tem considerado idéias, sugestões ou críticas das pessoas com quem se relaciona?
Como estão seus resultados empresariais?
Você tem se diferenciado pela excelência no que faz?
Os clientes estão encantados com seus serviços e produtos?
Você tem a consciência que novas oportunidades na carreira são conseqüência de muito preparo e resultados formidáveis ao longo do tempo?
Sua motivação é uma escolha interna, ou você depende dos outros para encontrar energia?
Você cuida dos seus relacionamentos? Faz networking.
Não se iluda. Se você andar a passos normais, apenas acompanhará a evolução da humanidade. Se acelerar um pouco mais, estará um passo à frente. Mas se parar, ficará para trás.