A formalização de um processo avaliativo é importante como ferramenta de desenvolvimento, pois demonstra claramente quais são os resultados esperados e valorizados pela empresa. Ao mesmo tempo, permite às pessoas saberem exatamente quais são os atributos que lhe garantirão sucesso em sua organização. Em outras palavras, permite oportunidades mais justas e livres de julgamentos subjetivos.
A periodicidade poderá ser anual ou semestral, e demonstrará a curva de aprendizado de cada funcionário. Isto ajudará o líder a prover todas as necessidades de desenvolvimento de sua equipe, além de oferecer subsídios para tomadas de decisão tais como promoção, aumento salarial, distribuição de bônus e até mesmo de demissão.
O principal problema no processo de avaliação de desempenho ocorre quando o líder não cumpre seu papel ao longo do período avaliativo, que é realizar mensalmente sessões de coaching e feedback com seus liderados.
A pior sensação que um colaborador pode ter, quando sua avaliação está abaixo das expectativas, é o de não ter recebido a oportunidade de melhorar seu desempenho por falta de feedback.
Sem direcionamento, reforçado pelo feedback e avaliação de desempenho, não se consegue formar uma equipe de alta performance. As pessoas não têm estímulo para irem além. Aliás... Além do que?